O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e popularmente conhecida por proporcionar muitos benefícios para a saúde da pele, garantindo mais firmeza e elasticidade.
Não é à toa que muitas mulheres recorrem à suplementação de colágeno para deixar a pele mais bonita, viçosa e para retardar os efeitos do envelhecimento da pele.
Caso você esteja considerando usar colágeno para garantir uma pele mais firme e saudável, acompanhe a leitura desse artigo para saber as principais informações sobre o colágeno.
Por volta dos 30 anos, a produção de colágeno pelo organismo começa a diminuir e, por isso, muitos indivíduos, principalmente as mulheres, recorrem à suplementação para manter a saúde da pele em dia.
O colágeno tem a função de fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele, evitando o aparecimento de rugas e o aspecto ressecado.
A proteína ainda tem um papel fundamental na formação de tendões, cartilagens e ligamentos, prevenindo o desgaste que pode ocorrer devido ao contato entre os ossos e essas estruturas do corpo.
Os benefícios do colágeno para a sua saúde não terminam por aí.
O colágeno também fortalece os ossos, aumenta a massa muscular, melhora a saúde do coração, melhora o aspecto das unhas e dos cabelos, minimiza dores articulares, artrose e osteoporose.
O colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, como:
Além desses alimentos, o colágeno pode ser obtido através de suplementação, quando tiver a recomendação de um
médico nutrólogo.
O seu médico pode recomendar a suplementação de colágeno por volta dos 40 anos, pois é nesta época que os sinais de queda na produção de colágeno começam a ficar mais evidentes.
Veja, a seguir, os sinais que indicam que você está com pouco colágeno, sendo necessário iniciar a suplementação:
Lembrando que a suplementação sempre deve ser prescrita por um médico.
Hoje, existem diversos tipos de colágeno disponíveis no mercado, sendo muito comum que as pessoas fiquem em dúvida de qual colágeno é o melhor.
Se você tem essa dúvida, primeiro, eu quero esclarecer para você que classificamos a substância como tipo I, II, III e IV. Cada um desses tipos de colágeno tem funções específicas.
O colágeno tipo I é o mais abundante em nosso corpo.
Ele pode ser encontrado nos tendões, ossos, cartilagem fibrosa, dentes e pele.
Por ser formado por fibras longas e espessas, esse tipo de colágeno é mais resistente, dá maior elasticidade à pele e fortalece as unhas e cabelos.
O colágeno tipo II está presente nas cartilagens e discos invertebrais. O colágeno tipo II age como uma mola, suportando pesos, permitindo a execução de movimentos, além de minimizar os efeitos de problemas nas cartilagens e articulações.
O colágeno tipo III pode ser encontrado na pele, nas artérias, intestino, útero, rins e fígado.
As fibras desse tipo específico de colágeno apresentam maior elasticidade e, por isso, servem como um amortecedor e protetor natural de órgãos internos.
O colágeno do tipo IV não é formado por fibras, como os anteriores. Entretanto, ele é capaz de se prender a outras moléculas, aumentando a força das células do corpo.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os tipos de colágeno, você deve estar se perguntando qual é o melhor colágeno, não é?!
Bem, a resposta vai depender dos seus objetivos, porque:
Leia também:
Vitamina C: tudo o que você precisa saber sobre o nutriente.
Coenzima Q10 e seus benefícios para a saúde.
Você já deve ter lido muitas embalagens de colágeno com o termo “hidrolisado”, não é mesmo? O processo de hidrólise “quebra o colágeno” em cadeias menores para uma melhor absorção do organismo. Ainda assim, a suplementação via oral possui deficiências quanto à absorção do colágeno, sendo indicada, em muitos casos, a suplementação injetável, pois há maior garantia de o suplemento ser totalmente absorvido pelo organismo.
Posso tomar colágeno todo dia? Quantas cápsulas eu devo tomar? E no caso de colágeno em pó, qual a quantidade correta? Em qual momento do dia é melhor tomar o colágeno?
Essas dúvidas são muito comuns durante os meus atendimentos. Por isso, eu gostaria de esclarecer que o uso de colágeno é personalizado de acordo com os objetivos e necessidades de cada pessoa. Dependendo do caso, há indicação de suplementação injetável de colágeno para uma maior absorção do mesmo pelo organismo.
Assim, depois da avaliação do médico nutrólogo, o profissional indica qual é a melhor forma de suplementação, dosagem correta e o melhor momento do dia para consumir o suplemento.
Me siga no
Instagram para sempre receber conteúdos sobre saúde e qualidade de vida.
Dr. Fernando Lassalle
Médico Nutrólogo
CRM/SC 10719 | RQE 7844
Médico Nutrólogo
Rua Botânico Kuhlmann 419
Alpha Medical Sala 205
Bairro Eugênio Schneider
Rio do Sul - SC | CEP 89167-015
Telefone: (47) 98843-1961